ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA DE ESPERANÇA/PB

Aldeni Barbosa da Silva, Janaina Moreira de Brito, Jonatas da Silva Duarte, Airton Silva Braz, Ronaldo de Araújo Silva, Edmilson Dantas da Silva Filho

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo de verificar a qualidade físico-química da água que abastece as escolas municipais da zona urbana da cidade de Esperança – PB. As amostras de água foram coletadas em garrafas plásticas de 2 litros em 7 escolas municipais e foram encaminhadas ao laboratório de Química (LQ) do Instituto Federal da Paraíba, campus de Campina Grande, para a realização das análises. Os parâmetros físico-químicos das águas foram determinados seguindo-se as metodologias do manual do Instituto Adolfo Lutz (2008). Os valores foram avaliados conforme as recomendações da portaria de nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. O nome das escolas foi mantido em sigilo, sendo as amostras coletadas, identificadas por 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Foram analisados os seguintes parâmetros: pH, temperatura, cor, alcalinidade, acidez carbônica e cloreto. Todas as amostras atenderam aos padrões estipulados, com relação ao pH; em relação a cor aparente, a amostra 6 apresentou um valor superior, não atendendo ao padrão vigente; as amostras apresentaram uma alcalinidade média de 23,7 mg/L de CaCO3, isso devido a presença de bicarbonatos; a acidez carbônica variou de 12 a 17,9 mg/L de CaCO3, estando portanto, fora da faixa permitida pela legislação, que estabelece um teor máximo de 10 mg/L de CaCO3, e o teor de cloreto foi em média de 119,63 mg/L de Cl-, estando dentro dos padrões permitidos pela referida portaria que estabelece um teor de 250 mg/L de Cl- como valor máximo permitido para água potável.

Palavras-chave: Qualidade da água, Água Potável, Consumo humano.


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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p49-52

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