O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE VELAS COM ESSÊNCIAS NATURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM PORTO VELHO-RO

Alcilene Bezerra Bezerra, Dryelle Vieira Rodrigues, Patrícia Guedes Nogueira, Felipe Sant’Anna Cavalcante, Renato Abreu Lima

Resumo


Desde 1800 existem relatos de utilização de plantas medicinais, onde os ameríndios foram os primeiros povos a utilizarem as plantas medicinais para diversas finalidades, como por exemplo, doenças digestivas. Por acreditar no poder das plantas para saúde e por conter princípios ativos importantes que podem ser extraídos, esse trabalho teve como objetivo confeccionar velas utilizando essências de espécies vegetais tornando-se assim o ensino de Botânica mais atrativo e investigativo. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de tempo integral no município de Porto Velho-RO com 120 alunos do ensino médio. Primeiramente, as essências de citronela (Cymbopogon nardus Rendle), alecrim (Rosmarinus officinalis L.), lavanda (Lavandula angustifolia Mill.), buriti (Mauritia flexuosa L.), banana (Musa paradisiaca L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.), café (Coffea arabica L.) foram obtidas comercialmente em feiras livres de Porto Velho-RO. Na escola, aplicou-se um pré-questionário com a finalidade de levantar informações prévias dos alunos sobre a botânica na vida cotidiana. Em seguida, foi realizada exposição oral, a prática dentro da sala de aula, utilizando materiais como: parafina, pavil, essências, corante natural, forno e formas. Após o término, aplicou-se um pós-questionário para verificar o conhecimento obtido pelos alunos. Notou-se que os alunos que responderam o primeiro questionário, apresentaram bastantes dificuldades quanto ao conhecimento de botânica e sua importância. Onde após a aula prática, os alunos foram despertados por uma grande curiosidade e interesse a fim de buscar mais conhecimentos. Conclui-se que todas as etapas do projeto foram desenvolvidas, tornando assim, o trabalho satisfatório.

Palavras-chave: ensino de botânica, recursos didáticos, essências naturais. 


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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v7n4p17-19

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