A TRILHA DA POLUIÇÃO SONORA: UMA ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Graciele Braga da Silva, Silvia Regina Sampaio Freitas

Resumo


A poluição sonora é reconhecida como um importante problema ambiental e de saúde pública. No âmbito escolar, a presença dos ruídos também é motivo de preocupação por parte dos educadores, gestores, e profissionais da saúde. Esta preocupação fundamenta-se nos relatos científicos que apontaram uma correlação positiva entre a ocorrência de poluição sonora e o comprometimento da concentração, alteração comportamental e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Portanto, torna-se essencial a ampla divulgação e conscientização dos efeitos negativos da poluição sonora para a saúde humana. Neste contexto, este estudo propôs elaborar e aplicar uma sequência didática, fundamentada no uso de jogo didático, para retratar os impactos nocivos da poluição sonora para a saúde e conscientizar os alunos quanto ao uso adequado de equipamentos sonoros. A população de estudo foi representada por 21 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Tefé, Amazonas, Brasil. Para a execução do estudo empregou-se uma sequência didática organizada em três momentos pedagógicos distintos: (1) fundamentação teórica sobre o tema “poluição sonora”; (2) elaboração e construção de uma trilha - a partir de material de baixo custo; e (3) validação da sequência didática através de questionário. Com este procedimento foi possível verificar que mais de 90% dos alunos compreenderam os conceitos e o impacto da poluição sonora para a saúde. Portanto, ficou evidente que o jogo didático, como metodologia complementar e alternativa, enriqueceu a temática sobre o ensino da poluição sonora.

Palavra-Chave: Jogo didático, Método de ensino, Ensino Fundamental, Amazonas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n1p10-13

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