A AGROECOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MACAPÁ-AMAPÁ

Júlio César Sá-Oliveira, Huann Carllo Gentil Vasconcelos, Erineide Silva Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção ambiental de alunos do 3° ano do nível médio de 4 escolas públicas de Macapá-AP, através de uma pesquisa qualiquantitativa aplicada para avaliar o grau de consciência e conhecimento, sobre os riscos e impactos causados por agrotóxicos e a filosofia e práticas agroecológicas. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos desconhecia o tema agroecologia, mas de alguma forma executavam práticas agroecológicas sem se dar conta disso. Também se identificou que há uma parcela dos entrevistados que não têm qualquer interesse sobre as questões ambientais e de saúde relacionados ao tipo de produção de alimentos, com ou sem agrotóxicos. Uma boa parcela dos entrevistados mostrou preocupação com a introdução do plantio de soja no estado, com o uso convencional de produção, através de desmatamento e uso de agrotóxico. Observou-se também que a maioria das escolas não trabalha a temática agroecologia. Conclui-se há falta de difusão da filosofia agroecológica nas escolas investigadas e, possivelmente, em todo estado do Amapá. Assim, é importante investigar a opinião e a percepção da população Amapaense sobre os efeitos causados por agrotóxicos, bem como sobre as alternativas de produção de alimentos ecologicamente corretas, como a Agroecologia. Sugere-se realizar atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia, possibilitando transformações saudáveis na população do estado.

Palavra-chave: agrotóxicos, soja, educação ambiental, alimentação orgânica.


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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v5n3p98-107

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