ASPECTOS HIGIENICO-SANITÁRIOS NA COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO DE PESCADO IGARAPÉ DAS MULHERES, MACAPÁ-AP

Antonio Carlos Souza Silva Junior, Flávio Henrique Ferreira Barbosa, Jefte Farias Monteiro

Resumo


Por ser altamente perecível, o pescado exige cuidados especiais desde a captura até a chegada na casa do consumidor. No entanto, após a captura, a microbiota é alterada em todas as etapas. Este trabalho teve como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias da comercialização de peixes na feira do Pescado, Macapá-AP, com o intuito de identificar pontos críticos deste processo. Foi utilizado o método observacional direto, com a aplicação de um check list, baseado na RDC nº. 216, para os itens de edificação, equipamentos/instrumentos, utensílios e higienização, vestuário, hábitos higiênicos, equipamentos de proteção individual e qualidade de matéria prima. A feira em questão teve classificação no Grupo 2, deixando de atender requisitos nos tópicos Organização do setor (espaço de comercialização extremamente reduzido, órgão gestor indefinido, ausência de manual de boas práticas, juntamente com os procedimentos operacionais padrões); Higiene do local de observação (peixe é exposto sem gelo, gelo utilizado apenas para armazenamento, água utilizada sem tratamento); e, higiene do manipulador (vestuário insatisfatório, consumo de tabaco durante a comercialização, manipulação simultânea de dinheiro e alimento, não higienização das mãos ao manipular alimento), dessa forma, não atende aos preceitos da legislação. Tais inconformidades comprometem a qualidade dos produtos e coloca em risco a saúde do consumidor, demonstrando que somente a elaboração de leis não é suficiente para assegurar a inocuidade dos alimentos, sem fiscalização intensa em conjunto com a elaboração de resoluções adequadas com a realidade de cada região, bem como programas de treinamento e reciclagem que visem promover a produção de alimentos seguros no quesito higiênico-sanitário essa realidade não pode ser mudada.

Palavras-chave: comercialização de pescado, condições de comercialização, mercado. 


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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v6n4p15-19

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