LIDERANÇA: COMO O COMPORTAMENTO DOS GERENTES AFETA O DESEMPENHO DOS LIDERADOS NAS ORGANIZAÇÕES – UM ESTUDO EM EMPRESAS DO SETOR COMERCIÁRIO DO ESTADO DO AMAPÁ

Nadiane De Aguiar Coutinho Costa, Robson Antonio Tavares Costa

Resumo


As empresas, cotidianamente, competem em um ambiente de negócios acirrado, e o local de trabalho é fator determinante para o desenvolvimento de uma instituição em um mercado altamente competitivo. O objetivo deste trabalho foi refletir acerca das relações interpessoais ocorridas em organizações comerciarias, verificando os perfis gerenciais e de liderança existentes nas lojas, bem como as expectativas de cada indivíduo para com seu superior e o efeito destas no desempenho do funcionário. Para a elaboração do referido trabalho foram feitas observações, em âmbito social, das atitudes e relacionamentos ocorridos dentro de uma empresa. Após as análises, organizou-se um formulário, que buscou identificar as características e perfis dos funcionários, confirmando ou não os resultados obtidos pela pesquisa. Os métodos de coleta de dados foram: observação participante nas lojas; entrevistas individuais com gerentes e funcionários. Os resultados apontaram que há um alto grau de comprometimento da alta administração e o relacionamento entre os subordinados de uma organização podem levar a empresa a se destacar perante seus concorrentes. Justifica-se, assim, a necessidade de um maior estudo, por parte das organizações, sobre as atitudes de seus subordinados, a fim de alcançarem melhores resultados.


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