Resumo
Este artigo aborda o uso do Teatro-Imagem utilizado como parte de uma metodologia ativa de aulas de teatro, ministrada para não-atores, que tem suas bases teóricas e práticas enraizadas no Teatro do Oprimido (Augusto Boal) e na Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire). As aulas são oferecidas em uma disciplina obrigatória de comunicação, para estudantes da graduação em ________. As ações com Teatro-Imagem foram realizadas diversas vezes, em diferentes turmas, com o intuito de se identificar opressões e de buscar caminhos para enfrentá-las. Neste artigo, iremos apresentar três sessões de Teatro-Imagem. Queremos enfatizar que o Teatro-Imagem é uma ação potente para a transformação do mundo. Por isso, é fundamental conduzir tais processos com responsabilidade, para que estejamos sempre atentos/as em nos tornarmos aliados/as das pessoas oprimidas e não seus opressores.
Palavras-chave: Teatro-Imagem, Teatro do Oprimido, Racismo, Transformação do Mundo, Metodologia Ativa de ensino-aprendizagem
Biografia do Autor
Letícia Frutuoso, Unicamp
Professora, atriz e paciente simulada. Doutora e mestra pela Faculdade de Educação (Unicamp), sob orientação da professora Márcia Strazzacappa, e graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP. Sua pesquisa engloba conceitos transdisciplinares em Artes da Cena, Educação e Medicina, pesquisando a improvisação teatral e técnicas do teatro do Oprimido. Atua como arte-educadora e paciente simulada na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Tem experiência em artes circenses, participou de diversos espetáculos teatrais, além de performances no espaço público. Atuou em curta-metragens como atriz e preparadora de elenco, e também realizou gravações de vídeos educacionais. Foi docente no ensino superior na Anhanguera Educacional e de teatro para crianças e adolescentes em instituições de ensino formal e informal. Desde 2015, ministra aulas de teatro a estudantes de medicina na UNICAMP. É uma das autoras da metodologia ativa transdisciplinar MEET (Medical Education Empowered by Theater).
Nadia Hellmeister Morali Barreira, Unicamp
Atriz, pesquisadora e professora de teatro. Mestra e bacharel em Artes das Cena pela UNICAMP. Cofundadora do Grupo Ó Positivo - Paciente Simulado, no qual atua como paciente simulada em educação médica e professora de teatro na graduação da Faculdade de Ciência Médicas da Unicamp, utilizando a metodologia MEET - Medical Education Empowered by Theatre. Além da FCM -Unicamp atua também na Faculdade de Fonoaudiologia da USP Bauru. Participou das montagens dos espetáculos João e o pé de feijão, Recintos e Pequenas Histórias de Imensidão pela Cia Bacante de Teatro, Abaixo das Canelas e Melhor não incomodá-la pela MiniCia Teatro, além de projetos desenvolvidos na Unicamp com diretores como Marcelo Lazzaratto e Verônica Fabrini nas montagens de Seis personagens a procura de um ator e Terror e miséria no III Reich. Participou de curta-metragem como atriz e realizou gravações de vídeos educacionais para a USP Bauru. Já trabalhou com aulas livres de teatro para crianças, adolescentes e adultos em escolas, Secretaria de Cultura e ONGs, assim como atuou como professora em Curso Técnico de Teatro. Sua área de interesse engloba conceitos transdisciplinares em Artes da Cena, Educação e Medicina, dando maior ênfase à atuação e interpretação da atriz e jogos / improvisação teatral.