PRÁTICAS TEATRAIS E LEITURA COM CRIANÇAS DO TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

Um estudo de caso.

Autores

  • Paula Gotelip Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Leitura, Teatro, Autismo, Terapia expressiva, Multiletramento

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar desafios no desenvolvimento da leitura. Este artigo aborda o trabalho realizado com crianças e jovens diagnosticados com TEA, utilizando de práticas teatrais, leituras teatralizadas e conscientização corporal como componentes-chave para despertar o interesse pela leitura. O termo “prática teatral” foi preferido em vez de “aulas de teatro” para evitar a expectativa de familiares quanto a um produto final. Um estudo de caso de uma criança de 11 anos com TEA é apresentado, com destaque para o impacto das práticas na leitura. Acompanha o artigo uma entrevista com a pedagoga que acompanha a criança há três anos que fornece insights sobre o interesse pela leitura antes e depois das práticas teatrais.

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Publicado

2024-08-20

Edição

Seção

Relato de experiências