RASCUNHOS SOBRE EXPERIÊNCIAS COM O TEATRO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO AUTISMO
Palavras-chave:
Teatro, Jogo, Neurodiversidade, Autismo, Habilidades SociaisResumo
Este texto apresentará alguns rascunhos de uma articulação teórico-prática que vem sendo elaborada em mais de uma década de atividades teatrais com públicos neurodiversos, especialmente autistas, entre crianças, jovens e adultos, em instituições, projetos e eventos plurais. Com este objetivo, contextualizarei neste texto algumas vivências práticas e referências teóricas
que, a partir da graduação, passaram a sustentar o planejamento das minhas atividades teatrais nos mais variados contextos, sejam eles artísticos ou culturais, na educação ou na saúde. Desse modo, se desenhará aqui uma das percepções que surgiram durante este percurso: que fazer teatro, além de promover as nossas habilidades artísticas, é um meio assertivo, conforme preceitos da psicologia, de estimular as nossas habilidades sociais, o que faz da atividade uma alternativa para
ajudar no desenvolvimento global de pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA).