O ABRIR DAS ASAS

dança na estimulação da expressividade e comunicação em criança com autismo.

Autores

  • Kauanne Borges Martins Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • Evanize Kelli Siviero Romarco Universidade Federal de Viçosa – UFV

Palavras-chave:

Dança, TEA, Expressividade, Comunicação, Afetividade

Resumo

Este estudo teve como objetivo contextualizar uma proposta artística para uma criança com transtorno do espectro autista e verificar sua relevância para o processo expressivo e de comunicação. Para tanto foi feita uma revisão de literatura com os temas: dança, autismo, expressividade, comunicação e afetividade, apoiada em autores como DEWEY (2010), FERNANDES
(2015), GARDNER (1995) e SIVIERO (2018). Foi uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, onde foi feito um estudo de caso com uma criança de 6 anos de idade, do sexo feminino, diagnosticada com transtorno do espectro autista. Foi realizado um encontro semanal onde as práticas foram através de linguagens artísticas, principalmente a dança. A metodologia escolhida se mostrou potente ao verificar o desenvolvimento expressivo e de comunicação corporal da participante, bem como mudanças afetivas significativas em suas relações familiares.

Downloads

Publicado

2024-08-20