O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS SEM TERRINHA E SUA RELAÇÃO COM A ARTE
Resumo
Este artigo propõe analisar o protagonismo das crianças e adolescentes, os sem terrinha, no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e sua relação com a arte. A pesquisa se insere no âmbito de um projeto de pesquisa e extensão que visa potencializar o protagonismo das crianças por meio de ações artístico-pedagógicas. No projeto, a relação com o MST foi estabelecida a partir de participação em encontros do Movimento e da experiência em oficinas de teatro junto as crianças do acampamento Marias da Terra, localizado na Rota do Cavalo, em Sobradinho, no Distrito Federal. Partindo da escuta das crianças e das observações em campo, o artigo propõe o diálogo com pesquisadores como Augusto Boal, Edna Rosseto, Márcia Ramos, Rafael Villas Bôas e Autor para debater as infâncias no Movimento. Também são apresentadas as experiências vividas pelas pesquisadoras durante os encontros com as crianças, pontuando a reverberação das ações na coletividade das crianças do Marias da Terra, entendendo assim suas vivências.