BRINCANDO NO RIO

A cultura infantil da criança quilombola

Autores

  • Tatiane de Nazaré Rodrigues Cunha Secretarias Municipais de Educação- SEMEC
  • Jarleane do Socorro Barbosa de Melo dos Santos Universidade do Estado do Pará
  • Nazaré Cristina Carvalho Universidade do Estado do Pará

Resumo

O presente artigo objetiva identificar as brincadeiras e brinquedos presentes nas vivências lúdicas das crianças quilombolas, ao brincar no rio. Refletindo sobre os processos educativos e culturais relacionados, e suas contribuições para o enriquecimento e fortalecimento da cultura infantil quilombola. Ancoramos tais reflexões nos estudos de Arenhart (2016), Andrade (2019), Toutonge; Freitas; Pereira (2021). Como locus de estudo trazemos, a comunidade remanescente de quilombo São Sebastião, localizada no munícipio de Acará-PA, sendo os sujeitos 11 (onze) crianças, moradoras da comunidade. A metodologia adotada nesta pesquisa apoiou-se em uma abordagem qualitativa com elementos etnográficos, ancorada na etnometodologia, na apreciação dos dados utilizamos análise de conteúdo. Dessa forma, compreendemos os aspectos educacionais e culturais que envolvem as brincadeiras no rio.

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Publicado

2024-12-21