TEATRO DE ANIMAÇÃO E ECOPEDAGOGIA

relato de um experimento ecocênico na escola

Autores

  • Tamilis de Abreu Lima Universidade Federal do Pará
  • Simei de Amorim Santos Andrade Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo apresentará um relato crítico-reflexivo sobre as experiências desenvolvidas no projeto "Abelhas, Guardiãs dos Ecossistemas", realizado em uma escola pública estadual na cidade de Ananindeua-PA, com uma turma 18 alunos do 3º ano do ensino fundamental, no ano de 2023. O projeto resultou no experimento de Teatro de Animação “A greve das Abelhas”, que, a partir de uma abordagem assentada na ecopedagogia e ludicidade, considerou princípios estéticos ecopoéticos para a criação da dramaturgia e confecção dos personagens-bonecos, construídos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. O relato destaca a relevância de práticas pedagógicas engajadoras na escola como um caminho possível para uma educação democrática, significativa e sustentável.

Downloads

Publicado

2024-12-17