PILAR E OS GUARDIÕES DA NATUREZA

A abordagem do Drama na educação infantil

Autores

  • Flávia Janiaski Universidade Federal da Grande Dourados
  • Cássia Maria Lopes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo reflete como a Abordagem do Drama pode ser potente na educação infantil, especialmente ao destacar a ambientação cênica e o uso das materialidades. Considera-se o Drama uma prática artística pedagógica importante, que garante desenvolvimento integral à criança, através de interações e brincadeiras. Para tanto, reflete-se sobre o Drama, suas estratégias e ferramentas, apresentando uma narrativa reflexiva do processo, intitulada Pilar e os Guardiões da Natureza, cujo pré-texto foi o livro Diário de Pilar na Amazônia, de Flávia Ling e Silva (2019); e, como temática, o ‘Cuidar: de si, do outro e do meio ambiente’. O processo foi realizado na EMEI Jean Piaget, na cidade de Uberlândia/MG, em 2023, com o objetivo de investigar um processo de ensino e aprendizagem construído através das investigações das crianças e mediada pelo espaço e pelo professor.

Downloads

Publicado

2024-12-17