TERRITÓRIO EDUCATIVO DAS ÁGUAS
desde crianças em práticas de banho e do nado no Rio Acará, Pará
Resumo
O texto busca evidenciar que as crianças produzem histórias, construindo suas noções de natureza amazônica e imprimindo sua marca nela. Elegemos as práticas sociais de banho e do nado no Rio Acará, Comunidade ribeirinha Boa Esperança/São Lourenço, município de Acará-PA, como símbolos representativos das águas amazônicas e que se constituem elemento básico para a vida ribeirinha acontecer, mas que, também, são palcos de negligências vividas pelas crianças. Como consequência, o território educativo de águas pelos muitos rios inverte, historicizando, processos educativos às/nas margens dos cursos d’água. A socialização de crianças no território educativo de águas se apresentou como possibilidade de reflexões acerca das impressões inscritas neste processo. Contudo, outras dimensões da vida ribeirinha, conceituais e metodológicas, também, se apresentaram pertinentes para reunir aportes mais consistentes e fundamentais para esta crítica amazônida.