DOS DIÁRIOS PARA O PALCO

Considerações em torno da vida e da obra de Carolina Maria e Jesus a partir da peça Salve ela! Carolina Maria de Jesus em cena.

Autores

  • Amanda Crispim Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, teatro contemporâneo, hibridização

Resumo

Carolina Maria de Jesus, que ficou conhecida por sua obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960) foi uma multiartista. Além de escritora, com uma produção ampla e diversa, era também cantora, compositora, artista circense, estilista. Essa complexidade de Carolina pode ser percebida na peça teatral Salve ela! Carolina Maria de Jesus em cena (2014), do dramaturgo brasileiro Ribamar Ribeiro, não só pelo conteúdo, mas também pela forma, por se tratar de um texto híbrido e rapsódico. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o drama, investigando como essa construção da imagem representada da escritora acontece. Para isso, além dos estudos em torno da obra de Carolina de Jesus, utilizaremos as contribuições de teóricos do drama contemporâneo, como Sarrazac (2013) e Szondi (2003).

Downloads

Publicado

2024-08-18