Representações de docentes de sociologia do Amapá sobre realidades sociol´´ogicas comtenporâneas

Autores

Palavras-chave:

ensino de sociologia, perfil docente, representações sociais, Amazônia

Resumo

O tema deste artigo são aspectos da visão de mundo e imaginário de docentes de sociologia da educação básica. A pesquisa sobre visão de mundo de docentes é importante para compreender quem é socialmente este grupo profissional, e por outro lado para compreender os efeitos que podem ter sobre a sociologia ensinada na educação básica o imaginário e visão de mundo destes docentes. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as representações de professoras e professores de sociologia da educação básica do Amapá sobre temas e realidades sociológicas contemporâneas da sociedade em geral e especialmente de Amazônia, tais como a realidade social da região amazônica no contexto nacional e internacional, o espaço digital e as relações entre tecnologia e sociedade, a crise climática, ecológica e de biodiversidade, e temáticas concernentes a sociologia no espaço escolar, ao currículo de sociologia e ao perfil dos discentes. A metodologia empregada foi a construção e disponibilização de um formulário online para docentes de sociologia da educação básica em atuação nas escolas do estado do Amapá responderem, o qual foi respondido por 14 docentes. Os participantes caracterizam a Amazônia pela falta de políticas públicas eficazes para a região, pouco esforço institucional de preservação ambiental, exploração predatória de recursos naturais, e forte presença de estereótipos sobre a região na cultura nacional. Sobre o espaço digital, os professores reconhecem em primeiro plano seus impactos sobre a saúde mental, os vícios digitais, como em jogos e redes sociais, e a desinformação com seus efeitos nocivos sobre a deliberação política. Entendem que a inteligência artificial pode aprimorar o ensino, otimizar processos pedagógicos e oferecer novas formas de aprendizado, desde que bem usada, e defendem a urgência do letramento digital. Sobre as mudanças climáticas, os professores ressaltam que seus efeitos já são visíveis e devastadores na saúde humana e no ambiente. Sobre a função da sociologia no ensino médio, destacam também sua contribuição original e insubstituível, ao promover conhecimentos sobre desigualdade social, identidade, cultura, poder e justiça, e ampliar a visão de mundo dos estudantes. Não obstante, relatam os obstáculos: políticas públicas ineficazes ou retrogradas, falta de materiais didáticos e de políticas de formação continuada. Sobre o perfil da juventude contemporânea, entendem que são jovens bastante atentos a tudo que acontece no mundo, porém expressam desinteresse e falta de motivação para estudar, pois tendem a crer que a escola tem pouca importância em suas vidas.

Biografia do Autor

Andressa Santos, Universidade federal do Amap´´a

 Acadêmica do curso de Licenciatura em Sociologia e Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Evelin Encarnação, Universidade federal do Amap´´a

 Acadêmica do curso de Licenciatura em Sociologia e Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Kelly Lopes, Universidade federal do Amap´´a

 Acadêmica do curso de Licenciatura em Sociologia e Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Nayla Dias, Universidade federal do Amap´´a

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Sociais e Bolsista do Programa de Educação Tutorial de
Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Thamirys Vilhena, Universidade federal do Amap´´a

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Sociais e Bolsista do Programa de Educação Tutorial de
Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Victoria Azevedo, Universidade federal do Amap´´a

Acadêmica do curso de Licenciatura em Sociologia e Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Ciências
Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

David Silva, Universidade federal do Amap´´a

Professor Permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Universidade Federal do Amapá – PROFOSOCIO/UNIFAP e Tutor do PET Ciências Sociais/UNIFAP.

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Publicado

2025-10-28