O LUGAR DA ANTROPOLOGIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ETNOCENTRISMO, RACISMO, IDENTIDADE ÉTNICA E INTERSECCIONALIDADE

Autores

  • Alex Castro de Brito
  • David Junior de Souza Silva

Palavras-chave:

Teoria sociológica, Pensamento antropológico, Diversidade cultural, Sociologia no ensino médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver teoricamente alguns conceitos antropológicos a partir das aulas de Sociologia ministradas no ensino médio de uma escola pública da periferia da cidade de Macapá. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada como apoio ao planejamento das aulas de Sociologia, que abordam temáticas como raça, racismo, discriminação, violência, tolerância, identidade, cultura, diversidade, entre outras. O pensamento antropológico nas aulas no ensino médio é frequentemente utilizado e adaptado pelos professores de Sociologia como um importante instrumento teórico-conceitual para debates e reflexões sobre as diversas realidades sociais, étnicas, religiosas, culturais, políticas, vivenciadas pelos estudantes em suas interações sociais, dinâmicas e complexas que caracterizam o contexto escolar.

Downloads

Publicado

2025-02-24