MUNDOS INDÍGENAS E COSMOLOGIAS AMAZÔNICAS: HISTÓRIA, IDENTIDADES, RESÍDUOS E CONTRACOLONIZAÇÃO
Palavras-chave:
Cosmologias ameríndias, Saberes indígenas, Narrativas tradicionais, Contracolonialismo.Resumo
O artigo investiga o desafio de integrar cosmologias ameríndias nos espaços escolares, propondo uma reflexão sobre a inadequação das metodologias ocidentais para compreender as narrativas e os imaginários dos povos indígenas. Argumenta-se que a estrutura linear de ensino e a divisão rígida entre história e ficção, típicas da educação ocidental, impedem o reconhecimento pleno das culturas tradicionais. A abertura para novos modos de pensar, baseados na ligação intrínseca entre natureza, memória e identidade, é apresentada como um caminho para ressignificar a educação e tornar a escola um espaço de pertencimento para estudantes indígenas. A valorização de suas oralituras, histórias, crenças, religiosidade e simbólicas é crucial para a construção de uma pedagogia inclusiva e contracolonial, que supere a visão segregadora ainda presente no ambiente escolar.