Chamada de Artigos para Dossiê Temático: “Literatura de Cordel e Xilogravura: Resistência e Questionamento de Discursos Hegemônicos na Afirmação dos Saberes Populares”

2025-05-16

Em nosso país, há mais de cem anos essas duas expressões da cultura popular, Literatura de Cordel e Xilogravura, nas quais se integram tradição e modernidade, vêm refletindo a forma de as classes postas à margem da sociedade serem e estarem no mundo, incluindo sua relação com o sagrado, sua forma de reação ao surgimento das inovações tecnológicas e às mudanças de comportamento, a reflexão em torno de como os centros de poder lidam com as classes menos favorecidas economicamente etc. Nesse processo, a literatura de cordel e xilogravura constituem tanto um repositório de saberes preciosos quanto um instrumento através do qual a memória e a identidade do povo brasileiro, em particular dos nordestinos, se articulam sob a égide da resistência e do questionamento de discursos hegemônicos, colocando-se como epistemologias e produtos culturais tão valiosos como os que se associam à arte erudita.       

O dossiê, portanto, reunirá pesquisas que se ancorem, a partir da análise de cordéis e/ou xilogravuras, na discussão em torno das especificidades da cultura popular e da sua condição de repositório da memória, da identidade e da resistência popular. Dessa forma, dará abrigo a artigos que explorem as seguintes questões:

  • De que maneira a literatura de cordel e a xilogravura muitas vezes se configuram como formas de resistência popular, questionando os discursos oficiais produzidos pelas elites intelectuais, econômicas, políticas etc.?
  • Como tradição e modernidade se articulam no âmbito da literatura de cordel e da xilogravura, afirmando sua importância como área de conhecimento e expressão cultural em uma contemporaneidade marcada pelas novas tecnologias de comunicação?
  • Como a literatura de cordel e a xilogravura expressam uma forma própria de olhar para o mundo, erigindo-se a partir de uma perspectiva que reflete as demandas dos que se situam às margens da sociedade?
  • Como a literatura de cordel e a xilogravura, enquanto expressões da cultura popular, tensionam e ressignificam as noções de cultura, memória e identidade?

Nessa perspectiva, convidamos pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento a contribuírem com reflexões teóricas, estudos de caso e abordagens interdisciplinares que discutam essas questões.

Prazo para submissões: 30 de junho de 2025

Responsáveis pelo Dossiê:

Prof. Dr. Stélio Torquato Lima (UFC/PPGLETRAS/GECAV);

Profa. Dra. Elizabeth Dias Martins (UFC/PPGLETRAS/GERLIC);

Prof. Dr. Marcos Paulo Torres Ferreira (UNIFAP/PROFSOCIO/PPGLET/NePC).