Chamada de Artigos para Dossiê Temático: “Cosmopolíticas Pindorâmicas - Encantados, Cultura, Memória e Identidades”
A Revista Estação Científica convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuírem com artigos para o dossiê temático “Cosmopolíticas Pindorâmicas - Encantados, Cultura, Memória e Identidades”. Este dossiê busca reunir reflexões que explorem as múltiplas formas de existir, resistir e criar mundos, tecidas nas tramas e confluências ameríndias e afro-diaspóricas, que desafiam narrativas hegemônicas e abrem espaço para epistemologias outras.
As Cosmopolíticas Pindorâmicas constituem-se como um complexo sistema simbólico que articula crenças, valores e modos de organização social em modos de vida e saberes que desafiam as narrativas hegemônicas e colonialistas, tensionando e ressignificando noções de cultura, temporalidades, memória e identidade. Nesse sentido, este dossiê propõe um diálogo ampliado com tais cosmopolíticas, entendendo-as como expressões de saberes e linguagens que se manifestam como representações de imaginários que conectam mundos, criando um sentido de pertença e identidade.
O dossiê acolherá contribuições que articulem as conexões entre cultura, memória, identidades e os saberes encantados, em suas múltiplas expressões e contextos. Interessa-nos, sobretudo, artigos que explorem as seguintes questões:
- Como os saberes encantados e as Cosmopolíticas Pindorâmicas tensionam e ressignificam as noções de cultura, memória e identidade?
- De que maneira as memórias coletivas e os esquecimentos constituem-se como ferramentas de resistência e reinvenção cultural?
- Quais são as interfaces entre as cosmologias ameríndias, afro-diaspóricas e as narrativas contemporâneas sobre cultura e identidade?
- Como as práticas culturais e os rituais encantados desafiam as epistemologias ocidentais e propõem outros modos de existência e conhecimento?
- Como as artes visuais e performáticas expressam e reinterpretam os saberes encantados e as Cosmopolíticas Pindorâmicas?
- De que forma o teatro e as performances ritualísticas funcionam como dispositivos de memória e resistência cultural?
- Como as narrativas audiovisuais e midiáticas representam e dialogam com as cosmologias ameríndias e afro-diaspóricas?
- Como as práticas artísticas e comunicacionais contribuem para a preservação e a reinvenção das identidades culturais em contextos de transformação social?
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento a contribuírem com reflexões teóricas, análises etnográficas, estudos de caso e abordagens interdisciplinares que dialoguem com essas questões.
Prazo para submissões: 31 de agosto de 2025
Responsáveis pelo dossiê:
Profa. Dra. Márcia Wayna Kambeba - UFPA
Profa. Dra. Marina Rodrigues Miranda – UFES
Prof. Dr. Casé Angatu (Carlos José Ferreira dos Santos) - UESC; PPGER/UFSB
Prof. Dr. Marcos Paulo Torres Pereira (UNIFAP)
Prof. Dr. Fábio Wosniak (UNIFAP)
Aguardamos suas contribuições para compor este diálogo plural e encantado!
Atenciosamente,
Equipe Editorial da Revista Estação Científica